quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DIA DOS NAMORADOS


No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, o santo para quem se reza quando se é solteiro e se deseja casar. Não há comida especial para a data, apenas os namorados trocam presentes, jantam fora ou preparam um jantar romântico, de preferência, à  luz de velas!  



No Japão, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, no Valentine´s Day . O costume veio dos Estados Unidos, embora nesta data é costume os homens americanos darem cartões, flores ou presentes às suas namoradas, esposas ou mesmo filhas. 


Quem foi São Valentim?

A data foi criada pela igreja católica para homenagear o nascimento ou morte (não se sabe ao certo) de São Valentim. Uma das lendas é que Valentim era um padre que foi martirizado por ajudar os namorados a se casarem, em uma época em que o Imperador Claudius II , no século 300 D.C. em Roma, proibiu o casamento porque decidiu que os homens eram melhores soldados quando não se casavam ou tinham famílias.


As mulheres no Japão presenteiam namorados com chocolates, que serão retribuídos pelos mesmos no White Day, dia 14 de março seguinte, geralmente com chocolates também.

Uma boa idéia brasileira de presentear os maridos e namorados no Japão é fazer BRIGADEIRO!



Este é um doce típico degustado nas festas brasileiras, principalmente as de aniversário. Também é usado como cobertura ou recheio de bolos.



O docinho foi servido em festas para promover a candidatura à presidência da república do oficial da Areonáutica, Brigadeiro Eduardo Gomes na década de 1940. A partir daí, o doce ficou conhecido como Brigadeiro.


Recentemente é muito comum os brasileiros utilizarem a massa de brigadeiro em lata. Basta fazer as bolinhas e decorá-las. A minha receita é caseira, adaptada aos ingredientes encontrados no Japão. Vai aqui todas as dicas para não fazer brigadeiros moles demais ou duros demais! Vale a pena tentar! Você vai se deliciar e fazer sucesso com eles!



As forminhas de papel podem ser encontradas em lojas brasileiras no Japão, mas os brigadeiros podem ser servido em um prato sem elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!