sábado, 4 de abril de 2015

Carnaval e Páscoa


Alegria!

Cores!

Este foi o Carnaval do Brasil 2015!

A Águia da escola de samba da Portela homenageou os 450 anos do Rio de Janeiro. Linda!
A escola de samba Beija-Flor foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, com o tema sobre a raça negra e a Guiné Equatorial.  

O Carnaval este ano teminou na terça-feira, 17 de fevereiro. Na Quarta-feira de Cinzas iniciou-se a Quaresma, período de 40 dias de preparação espiritual até a Páscoa, que comemora a Ressureição de Cristo. Este ano a Páscoa é comemorada no domingo 5 de abril. 

O motivo de tanta dança e bebidas no Carnaval é justamente uma despedida desses prazeres para começar o tempo do jejum, que é a Quaresma. Embora a maioria dos brasileiros  não faça jejum, é recomendado pela igreja nesse período evitar comer doces, comer muito ou comidas gostosas, em respeito ao sofrimento de Cristo durante a Paixão.

Para o brasileiro,  a Páscoa é época de comer mais peixes e frutos do mar, e evitar as carnes. Entre os peixes preferidos nesta época, está o bacalhau.
O bacalhau, embora seja um prato mais consumido em Portugal durante o Natal, é o prato principal da Páscoa no Brasil. Ele é uma das principais influências portuguesas na culinária brasileira.
O bolinho de bacalhau é degustado em festas de aniversário e nos bares.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!