sábado, 25 de maio de 2013

GOIABADA

É uma pasta feita com goiaba, água e açúcar, muito utilizada no Brasil, principalmente a goiabada industrial. Ela é utilizada até mesmo como molho para carnes, mas o seu consumo mais comum é como sobremesa.

- Para sobremesa?
-Romeu e Julieta, por favor!
 


Romeu e Julieta, a famosa peça teatral de William Shakespeare é o nome também da talvez mais conhecida sobremesa do Brasil: goiabada com queijo! Por que o nome? Assim como Romeu e Julieta, eles parecem terem sido feitos um para o outro! O doce da goiaba combina muito bem com o salgado do queijo Minas (queijo típico do estado de Minas Gerais).
     
Queijo Minas



A goiabada no cinema!


No filme ``Estômago`` (2007), do diretor paranaense Marcos Jorge, o chef italiano do restaurante onde Nonato, um migrante nordestino, é contratado e aprimora seus conhecimentos culinários, sugere uma versão italiana da tradicional sobremesa ``Romeu e Julieta``: a goiabada com queijo gorgonzola!

E, como o gorgonzolla é um queijo italiano, o chef deu o nome à sobremesa de Anita e Garibaldi!  

A brasileira Anita e o italiano Garibaldi se conheceram  e se apaixonaram em 1839 no Brasil, lutaram juntos e se tornaram heróis da Revolução Farroupilha.

(A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional republicana, contra o governo imperial do Brasil,na  província na época chamada São Pedro do Rio Grande do Sul. Aquela província passou a se chamar então República Rio-Grandense em 20 de setembro de 1835 e sua independência durou até 1 de março de 1845.)



Adorei a sugestão do filme e logo experimentei a combinação Anita e Garibaldi! Deliciosa! O queijo gorgonzolla pode também ser substituído com sucesso pelo cream cheese, mais econômico.


Quem tem interesse em culinária e também no Brasil não deve deixar de ver o filme Estômago! Nele, Nonato chega à São Paulo em busca de trabalho. Aprende a profissão de cozinheiro em um pequeno bar e, graças ao seu talento na cozinha, as vendas do bar aumentam. Ele é então contratado pelo dono de um restaurante italiano. A vida de Nonato se complica quando ele se apaixona por uma prostituta. 


O filme de ficção retrata muito bem a sociedade brasileira e é, inclusive,  uma boa oportunidade para se conhecer, com humor, a realidade do lado de dentro das prisões brasileiras.


Se ainda não conhece o filme, leia mais sobre ele e se apaixone! Um dos melhores filmes  sobre gastronomia a que já assisti!O título em japonês e inglês do DVD é「胃」(Estômago: A Gastronomic Story).


A goiabada pode ser encontrada nas lojas de produtos brasileiros, como a Kyodai, de Gotanda , em Tóquio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!