domingo, 30 de novembro de 2014

Você sabe contar a história do Natal?

Anunciação de Maria e encarnação do Verbo
Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, chamado José, da casa de Davi; o nome da Virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo.
Ela ao ouvir estas palavras, pertubou-se e discorria pensativa que saudação seria esta. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará sobre a casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim.
Maria disse ao anjo: Como se fará isso, pois eu não conheço varão? Respondendo o anjo disse-lhe: o Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; porque a Deus nada é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

(Lucas 1, vs. 26 a 38)

Nascimento de Jesus


Naqueles dias, saiu um edito de César Augusto, para que se fizesse o recenseamento de todo o mundo. Este recenseamento foi anterior ao que se realizou quando Quirino era governador da Síria. Iam todos recensear-se, cada um à sua cidade. José foi também da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém, porque era da casa e família de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Ora, estando ali, aconteceu compleeetaram-se os dias em que devia dar à luz e deu à luz o seu filho primogênito. Enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
(Lucas 2, vs.  1 a 7).
Os pastores e o Anjo

Naquela mesma região, havia uns pastores que velavam e faziam de noite a guarda do seu rebanho. Eis que apareceu junto deles um anjo do senhor, e a glória do Senhor os envolveu com a sua luz e tiveram grande temor. Porém o anjo disse-lhes: Não temais porque porque eis que vos anuncio uma boa-nova, que será de grande alegria para todo o povo; nasceu-vos hoje na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo, o Senhor. Eis o sinal: Encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. Subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celeste, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens, de boa vontade.
Depois que os anjos se retiraram deles para o céu, os pastores diziam entre si: Vamos até Belém, vejamos o que lá sucedeu, e o que é que o Senhor nos manifestou. Foram a toda a pressa, e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Vendo isto, tornaram conhecido o que lhes tinha sido dito acerca deste Menino. Todos os ouviram, se admiraram das coisas que lhes diziam os pastores. Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes tinha sido dito.
Depois que se completaram os oitos dias para ser circuncidado o Menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes que fosse concebido no ventre (materno).(Lucas 2, vs. 8 a 21)




Adoração dos Magos


Tendo, pois, nascido Jesus em Belém de Judá, no templo do rei Herodes, eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo.
Ao ouvir isto, o rei Herodes turbou-se , e toda Jerusalém com ele. E, convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo,perguntou-lhes onde havia de nascer o Messias. E eles disseram-lhe: Em Belém de Judá, porque assim foi escrito pelo profeta: ``E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais (cidades) de Judá, porque de ti sairá um chefe, que apascentará Israel, meu povo``.
Então Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles cuidadosamente acerca do tempo em que lhes tinha aparecido a estrela; e , enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos quando o encontrades, comunicai-mo, a fim de que também eu o vá adorar.

(Mateus 2, vs. 9 a 12)



Eles, tendo ouvido as palavras do rei, partiram;e eis que a estrela que a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando sobre (o lugar) onde estava o menino, parou. Vendo (novamente) a estrela, ficaram possuídos de grandíssima alegria.
E, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãee, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram presentes (de) ouro, incenso e mirra. E, avisados por Deus em sonhos para não retornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra.

(Mateus 2, vs. 9 a 12)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!