terça-feira, 26 de agosto de 2014

O COCO NO BRASIL E NO MUNDO




Originário das ilhas do Oceano Pacífico, principalmente do Sudeste Asiático, o coqueiro pode ser encontrado em cerca de 200 países, mas 80% da área plantada se encontra na Ásia (Índia, Filipinas, Indonésia, Sri Lanka e Tailândia) e o maior produtor mundial de coco é a Indonésia.




O coqueiro foi introduzido no Brasil, através do estado da Bahia, proveniente do Cabo Verde, situado no oeste da África. Seu plantio se espalhou pelo litoral do Norte e Nordeste do país, cujas condições climáticas eram mais favoráveis à essa fruta tropical. Atualmente essas duas regiões são responsáveis por 70% da produção do coco brasileiro, cujas variedades se chamam Anão, Gigante e Híbrido. O coco tem papel importante na culinária nordestina.


O Brasil é o maior produtor de coco na América Latina e maior exportador mundial de coco fresco (tipo Anão verde) destinado à produção de água de coco.

O país é também grande importador de coco seco desidratado, principalmente da Indonésia, Filipinas e Vietnã, para suprir o grande consumo da indústria alimentícia nacional.


Os escravos africanos levados para o Brasil, acrescentaram às receitas indígenas e portuguesas a pimenta malagueta,
o colorau, o azeite de dendê e o leite de coco. Criaram pratos onde se misturava o leite de coco a peixes e crustáceos, arroz e feijão. Nas sobremesas, o leite de coco foi utilizado no preparo do arroz doce, 
beijinho,

bolos, quindim


e tapioca com recheio de coco.

Uma forma interessante de consumo no Brasil é, depois de tomar a água do coco, partir-lo e comer a parte mole interna da sua casca.

 


Quando eu era criança, o coco era ralado em casa, sentando-se em um banco, em cima da tábua do ralador. 

Ainda hoje esse tipo de ralador de coco é utilizado no Brasil, embora já existam versões mais modernas, não sei se tão eficientes.


No Japão, embora seja possível encontrar cocos verde e seco em algumas lojas de departamentos nas grandes cidades, o coqueiro e a fruta só existem nas ilhas de Okinawa, ao extremo sul do país, cujo clima é tropical. Infelizmente, para o turista, não é fácil de encontrar o coco in natura para consumo, nem alguns pratos da culinária de Okinawa em que se utiliza o leite de coco, nos menus dos restaurantes.


sobremesa de leite de coco com abóbora de Okinawa

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!