sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Meus Carnavais  


Este ano o Carnaval começa hoje, sábado 1 de março e vai até o dia 4, terça-feira, que é feriado nacional. A quarta-feira é a chamada Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, ou seja, os 40 dias até o Domingo de Ramos, 13 de abril. Nesse domingo os cristãos comemoram a entrada de Jesus em Jerusalém , uma semana antes de Sua morte e Sua Ressureição no domingo 20 de abril, a Páscoa.
Mas, que tal conhecer um pouco mais sobre o Carnaval do Brasil? Carnaval não é só samba! Já ouviu falar em ``marchinhas``? Elas são muito populares no Carnaval.  Elas podem ser líricas (românticas, sobre o amor...) ou irreverentes (de fundo social, político e sexual). Veja as 3 marchinhas finalistas do concurso para amadores para o Carnaval 2014 do programa Fantástico.

Minha preferida no concurso foi a primeira,  É Hoje!, mas a vencedora foi Cadê a Viga?
Em Pernambuco, embora impere o Frevo, temos também marchinhas, Maracatu e o Caboclinho!

Minhas primeiras lembranças de Carnaval foram as matinês, festas de Carnaval realizadas para crianças durante a tarde em clubes sociais/esportivos. Meus pais levavam a mim e minhas irmãs fantasiadas. Uma das fantasias comuns da época era a tirolesa! 

As músicas do cantores/compositores pernambucanos Capiba e Claudionor Germano,
bem como as do maestro/compositor Nelson Ferreira, fazem parte dos meus primeiros carnavais.Lembro com saudades de marchinhas como ``ÔBela!`` de Capiba .
Na minha adolescência, nos 4 dias de Carnaval  era costume ir para a praia de manhã e ir à tarde para o Corso, no centro da cidade. As pessoas iam para o Corso em carros velhos, geralmente jipes abertos, com roupas que pudessem sujar e se divertiam jogando água, talco e sujando umas às outras com  graxa de sapato! Mas, o Corso foi proibido a partir da década de 80 por causa dos abusos...
À noite, se ia às festas nos clubes sociais/esportivos. Lá, muitos confetes, serpentinas e...o lança-perfume. O líquido (à base de cloreto de etila e acondicionado sob pressão), devido à combinação do gás e do perfume, ao ser liberado formava um fino jato geladinho,  com que as pessoas perfumavam umas às outras. Foi proibido a partir de 1961 por ser perigoso para a vista e ser aspirado no lenço como droga! Novamente os excessos...

(Foto: Ricardo Chaves)
Os bailes de Carnaval do Recife são animados pelas orquestras de frevo. Na minha época a mais famosa era a de Nelson Ferreira. Atualmente a  orquestra Spok é a mais conhecida e manteve a boa tradição.
Assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo só se tornou um hábito meu para matar as saudades do Brasil e receber a energia da alegria da nossa maior festa!

Assista a entrevista de Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Spok que mostra o Carnaval de Recife e Olinda , inclusive com imagens em preto e branco do Corso (a partir de 15m30s)! Imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos!